Smarketing

Você Sabe Realmente o que é Marketing?

19 de Agosto de 2015- Por Rafael Teles - CEO0

Qual a sintonia que sua equipe de vendas tem com a sua equipe de marketing? E a sintonia entre sua equipe de marketing com os objetivos da empresa?

No Brasil, geralmente as equipes de vendas não trabalham completamente sintonizadas com a equipe de marketing, enquanto a equipe de marketing não sente-se responsável pelos objetivos da empresa. É como se houvesse um muro entre estes dois departamentos, ou talvez os gestores não tenham a real noção do que o marketing realmente é, ou como deveria ser feita a total integração entre o departamento de vendas e a gestão da empresa.

Mas afinal, o que é marketing?

Para ser bem sincero, o departamento de marketing tem uma função, e apenas uma: Dar todo o suporte para que a sua empresa aumente as vendas.

Você já viu uma empresa sobreviver sem vendas? É impossível! Assim como é impossível separar os departamentos de marketing e vendas, eles precisam estar completamente integrados e profissionalizados.

Marketing não é propaganda. Propaganda é apenas uma fatia do marketing, e muitas vezes os próprios profissionais contratados para cuidar do marketing da empresa não têm uma real noção do verdadeiro papel do marketing (sem falar dos gestores das empresas). Estes profissionais em sua maioria vieram de faculdades de publicidade e propaganda, ou seja, são pessoas que estão muito mais voltadas ao mundo da comunicação do que ao mundo das vendas.

O departamento de marketing precisa ter sempre à mão respostas para várias questões, como: qual o seu mix de produtos, qual de seus produtos vende mais, qual é o produto de combate, precisa ter na ponta da língua seu funil de vendas, o ciclo de compra do seu cliente, qual o delay de aquisição do seu produto, se sua marca está posicionada para o seu target, quais os canais de vendas, entre outras.

Respondendo a pergunta: Marketing é uma ferramenta (de várias existentes) para sua empresa ser bem sucedida naquilo que se propõe a fazer.

Existem diversas maneiras para você montar uma equipe de marketing. Você pode capacitar alguém de dentro da sua empresa, você pode ser o responsável por esta área (depois de estudar muito, claro!), você pode contratar um consultor, um freelancer e até mesmo uma agência de marketing. A única coisa que você não pode é deixar de lado uma área tão importante da sua empresa. 

Um ponto chave para suas vendas

Você já se perguntou se o seu cliente potencial precisa conhecer em detalhes o que o seu produto/serviço oferece para poder decidir a compra?

Por exemplo, se o seu produto for uma pasta de dente, você não precisará se preocupar em explicar ao seu cliente o que ela entrega, todo mundo sabe o que é uma pasta de dente! Então, o que cabe ao marketing? Apenas agregar o máximo de valor a esta pasta de dente, evidenciando seu frescor, criando um novo nome, posicionando-a melhor na gôndola, melhorando a embalagem, ou fazendo um comercial no horário nobre com um famoso.

Agora, se seu produto for uma máscara de dupla filtragem utilizada na linha de pintura de uma indústria, que pode reduzir os custos em 20% por durar mais que as convencionais do mercado, bom, o seu prospect precisará conhecer melhor o seu produto antes da entrega, correto? A questão é: como explicá-lo da melhor maneira possível? Ou como atingir este prospect? Qual a forma do seu prospect ver valor no seu produto?

Nos dois casos o marketing é elementar para o aumento das vendas. Os produtos são completamente opostos, mas se o marketing não tiver uma atuação profissional, o aumento de vendas não virá e o vilão da história passarão a ser outros: A economia, os concorrentes e até o cliente levarão a culpa, menos a ingerência em marketing. Pior do que perder dinheiro é deixar de ganhar

Por onde eu começo?

Se você estiver sentindo-se mais perdido que um cachorro que caiu da mudança, preciso te dizer algo muito importante: Esta sensação é boa, porque toda inovação precede de um incômodo.

Nós desenvolvemos aqui na Gênia um processo que integra gestão, marketing e vendas. Algo único no mercado, com o objetivo claro de aumento de faturamento. Este sistema trabalha para que suas potencialidades sejam elevadas através de uma estratégia organizada e integrada. A ideia é que você não perceba que precisa aumentar o faturamento apenas no dia em que as contas a pagar começarem a acumular.

Vamos organizar o seu departamento de marketing e, consequentemente, o seu departamento de vendas? Entre em contato conosco e agende uma reunião.

Smarketing: como Alinhar Marketing e Vendas

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Rafael Teles - Agência Gênia
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