Gestão

Sua Empresa Só Cresce se Você for Competente

12 de Agosto de 2015- Por Rafael Teles - CEO0

Imagine que você é o general de um pelotão, e que o seu pelotão precisa conquistar um território chave para a guerra em que você está lutando. Esse pelotão está com algumas baixas, e o território que você precisa conquistar tem um exército temido por todos na guerra, porque é considerada uma tropa quase impossível de ser batida.

Neste cenário você tem duas escolhas: Liderar com organização, sabendo exatamente onde utilizar cada soldado, tirando o melhor proveito de cada um, escolhendo o momento certo de invadir cada área, posicionando as armas, checando as informações, validando as baixas, entre outras coisas que apenas um verdadeiro líder sabe conduzir, ou, como segunda opção, você aceita a derrota.

Em um mundo cada vez mais competitivo, você precisa saber de uma coisa muito infeliz: Não há espaço para todos vencerem, apenas para os mais capacitados.

E eu não estou falando de motivação, eu estou falando de competência. A competência de um gestor precisa transcender à competência de todos dentro da organização. É vital para a empresa que você seja o gerador que impulsiona o dínamo.

Pare e pense como os reis lideravam antigamente. Em todas as guerras o rei guerreava junto. Rei que não ia para a guerra, não tinha o respeito do povo e não governava por muito tempo.

Nos dias atuais

Hoje é comum ver empreendedores que não sabem equilibrar o ato de “delegar”, que é a palavra da moda, e a sua responsabilidade de gerir, de chamar a responsabilidade para si. Vejo muitos casos de empreendedores que precisam colocar mais a mão na massa, levar para a frente a empresa, mas que acabam terceirizando o trabalho pesado, este que jamais pode ser delegado.

Algo que é importante ressaltar é a necessidade de evolução do conhecimento. Conhecimento inclusive que não se resume a fazer uma pós graduação e se considerar a salvo. O conhecimento está em toda parte, alguns se adaptam mais a livros, outros as filmes. Já vi muito empreendedor aprender com a própria equipe, dar-se à humildade de escutar, de buscar no outro aquilo que o falta. Profissionais de alta performance, como esportistas, músicos ou artistas, geralmente treinam 70% do seu tempo e performam 30%, enquanto nós, gestores, fazemos o contrário, muitas vezes até reduzindo a zero o nosso tempo de treinamento. Isto pode custar muito para a sua empresa, e pior, às vezes por falta de conhecimento você não percebe o preço que está pagando.

Quanto do seu tempo você destina à sua evolução profissional? Você estabelece uma linha evolutiva para si próprio? Como você mede sua performance?

Lembre-se: Você é o general do batalhão que todo dia precisa conquistar o território mais difícil da guerra. O exército do outro lado é muito bom e não irá deixar o seu batalhão sair vivo se você não tiver competência.

As nossas vitórias diárias muitas vezes não aparecem de imediato, mas são fundamentais para o momento de glória, e a glória é que nos conduz. Afinal, se fosse apenas por dinheiro, você teria como consegui-lo de forma mais fácil do que travando batalhas todos os dias.

A competência é fundamental

Este não é um post motivacional, e sim uma forma de mostrar que é necessário olhar para sua rotina e rever o modo como você tem conduzido sua empresa, sua equipe, seus objetivos, e poder ter certeza de que quanto mais competente você for, mais rápido seus resultados virão. 

Há algum tempo um grande empresário, com uma história de vida maravilhosa, me disse algo que jamais vou esquecer: “Rafael, ninguém te obrigou a fazer o que você faz, então você precisa ser o melhor de todos naquilo que você se propôs a fazer”. Este é meu condutor. Saber que a competência não tem nada a ver com arrogância, a competência tem a ver a capacidade de perceber que dias melhores só dependem de mim mesmo.

O que achou dessa postagem?

Nos mande seu comentário, é simples e rápido.

Compartilhe essa Notícia:
Rafael Teles - Agência Gênia
Rafael TelesCEO

Receba em primeira mão

Cadastre-se e receba as novidades em seu e-mail.

OUTRAS POSTAGENS

Anterior

O que aprender com o Super Bowl?

Proximo

Você Sabe Realmente o que é Marketing?