Variados

Quem quer agradar a todos não agrada a ninguém

26 de Junho de 2017- Por Cris Almeida - Redatora

Entenda a importância de segmentar seu Público-Alvo

Você já deve ter lido por aí a citação “Quem quer agradar a todos não agrada a ninguém”, correto? Essa constatação foi feita pelo filósofo Jean-Jacques Rousseau e pode ser usada como norte para direcionar suas atitudes na vida como um todo. Mas o que vou explanar nesse texto, é o quanto essa filosofia é essencial na publicidade.

É de conhecimento básico nessa área que, para anunciar uma marca, é preciso definir um público-alvo. Entretanto, com o objetivo de multiplicar as chances de atingir potenciais clientes realmente interessados no produto, esse público-alvo precisa ser segmentado. É necessário definir um “público-alvo base” e, dentro dele, “sub públicos-alvo”.

Vou explicar: supomos que você precise anunciar uma marca de cosméticos. Sabemos que o público-alvo deste setor é o feminino. Entretanto a marca produz: maquiagem para diversos tons e tipos de pele, xampus para vários tipos de cabelo, linhas infantis e adultas e inúmeras outras variações de produtos.

Entendendo isso, podemos considerar que anunciar um xampu indicado para cabelos oleosos para todo o público-alvo, ou seja, o feminino, pode até surtir resultados, entretanto, as chances de atingir potenciais consumidoras mais interessadas neste produto, seria anunciá-lo para pessoas do público feminino com cabelo oleoso.

Sendo assim, temos como “público-alvo base” o público feminino, e como “sub públicos-alvo” pessoas do gênero feminino com cabelos oleosos, cabelos secos, cabelos tingidos, cabelos lisos, cacheados, pele branca, pele negra, pele com acne e etc.

Para conhecer seu público base, e seus sub públicos, é preciso conhecer a marca que se pretende anunciar e cada uma das suas linhas de produto. Assim é possível desenhar uma “persona” para cada produto anunciado.

Por meio de uma pesquisa de mercado, opinião e comportamento, é possível identificar, por exemplo, que tipo de persona compõe o público feminino de meia-idade, pele negra e cabelo cacheado.

Desta forma, o anúncio será muito mais assertivo e atingirá exatamente quem se pretende.

E aí voltamos à citação de Rousseau. Quando se tenta atingir a todos, acaba-se por não atingir ninguém. Entretanto ao segmentar o público e ter uma mensagem exclusiva para cada persona, as chances de atingir o consumidor final são muito maiores. 

Se quiser conhecer mais métodos para atingir seu público, entre em contato com a Gênia!

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Cris Almeida - Agência Gênia
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