Marketing Digital

Quanto Realmente Vale um Like?

08 de Abril de 2016- Por Renato Pires - Analista de Business IntelligenceQuanto Realmente Vale um Like

A nem tão recente introdução das Reactions no Facebook levantou uma questão pertinente para os profissionais de Social Media no Brasil: elas são realmente importantes e/ou necessárias para justificar o sucesso de uma publicação? 

E a resposta é: não totalmente.

Indo mais profundamente nessa questão: no caso das marcas que utilizam as redes sociais, quais são as métricas que devemos considerar como fator de sucesso?

É claro que não existe uma resposta absoluta, já que, tecnicamente, as reações podem funcionar como um disseminador de conteúdo: se você vê o que seu amigo curtiu, você tem a oportunidade de curtir e, por consequência, mostrar isso para uma terceira pessoa, criando um efeito cascata. Isso dá visibilidade ao post e, por consequência, dá visibilidade para a marca. Além disso, uma reação é uma forma de expressão do usuário em relação ao conteúdo consumido. É uma forma quase pessoal de declarar que esse mesmo conteúdo tem relevância ou não. Nesse ponto ele é muito importante, mas devemos realmente é nos preocupar com outro item: o compartilhamento de um post.

Todo mundo tem um pouco de influenciador

Independente da quantidade de amigos que você tem no Facebook, as pessoas mais íntimas, que conhecem seus gostos, tem uma chance muito maior de serem influenciadas por um compartilhamento seu. A lógica por trás disso é bem simples: um conteúdo compartilhado é como uma recomendação, é uma atitude que fazemos - de forma inconsciente - para dizer “Está vendo esse conteúdo aqui? Ele é tão relevante para mim, que eu gostaria de tornar relevante para a minha rede de amigos”. Por isso que muitos vídeos engraçados se tornam virais: quem compartilha espera levar aquele conteúdo divertido para outras pessoas.

A classificação de páginas do Google (page rank) também funciona assim: uma página que recebe muitos links de outras páginas acaba conquistando posições melhores nos resultados de busca. E como é difícil ser relevante na internet, faz todo o sentido beneficiar os sites que conseguem gerar conteúdo de qualidade.

Com tudo isso, chegamos a conclusão que um conteúdo compartilhado é muito mais importante que uma simples reaction. Ele demonstra que uma rede de pessoas está compartilhando, voluntariamente, uma informação. Além disso, uma curtida é muito mais fácil e não demonstra o real significado de tal ação.

Resumindo

É claro que não devemos descartar totalmente as Reactions, mas devemos analisar com cuidado os números alcançados por um conteúdo. Fique de olho nas curtidas, mas se importe mesmo com os compartilhamentos. De repente, você perceberá que aquele post com 500 curtidas já não é tão interessante assim…

O que achou dessa postagem?

Nos mande seu comentário, é simples e rápido.

Compartilhe essa Notícia:
Renato Pires - Agência Gênia
Renato PiresAnalista de Business Intelligence

Receba em primeira mão

Cadastre-se e receba as novidades em seu e-mail.

OUTRAS POSTAGENS

Anterior

O que aprender com o Super Bowl?

Proximo

Novas Embalagens do BrasSuk