Propaganda

O que Rolou na Gênia nessa Black Friday

27 de Novembro de 2015- Por Gustavo Benitez - RedatorO que Rolou na Gênia nessa Black Friday

Finalmente chegou a última sexta-feira de novembro, data tão esperada pelos que anseiam pelas últimas promoções antes da temporada natalina.

A Black Friday há alguns anos já deixou de ser uma atividade vanguardista para as empresas brasileiras e já entrou no calendário obrigatório de boa parte dos lojistas e até de prestadores de serviços. E com os clientes da Gênia é claro que não foi diferente!

Vamos apresentar para você três dos trabalhos que fizemos para a Black Friday deste ano que separamos por terem uma semelhança: As três campanhas são diferentes do Black Friday “padrão”, tanto pelos setores em que acontecem quanto pelo formato da promoção. Vamos aos jobs:

Cavicon

Nessa Black Friday a Cavicon resgatou a campanha “Cavicon né fio”, conceito que ficou bem marcado na lembrança do consumidor da Cavicon, principalmente na parcela que é o foco da promoção.

Por que é diferente: Se as empresas de aço para construção já são pouco presentes na indústria da propaganda, campanhas voltadas para datas comemorativas/promocionais são ainda mais raras, e a estratégia foi utilizar dessa exclusividade para se destacar. Aliás, a Cavicon é a primeira empresa do segmento no Brasil a participar da Black Friday!

Velki

A próxima campanha para a Black Friday vem de outro representante do setor industrial: A Velki, que atua na área de equipamentos de medição e controle. Para a Black Friday a empresa está disponibilizando dois dos seus principais produtos com um grande desconto de 45%. 

Por que é diferente: Assim como no caso da Cavicon, o público da Velki é exclusivamente B2B, mas, enquanto muitas empresas de setores industriais não se preocupam com datas comemorativas, a Velki sabe que quem faz os pedidos de seus produtos são seres humanos que estão atentos ao mês das promoções. Com isso, encontrar um belo desconto vindo de um fornecedor para sua empresa é uma grande oportunidade, e é nessa que se conquista um novo cliente!

Padovani

Uma das maiores varejistas de materiais de construção da região também não podia ficar de fora da Black Friday. 

Por que é diferente: Este é um mercado em que todos os concorrentes trabalham com margens de lucro muito apertadas graças à forte concorrência, muitas vezes contra grandes redes nacionais e internacionais, onde todos os players tiram seus lucros das vendas em grandes quantidades. Dessa forma, muitas vezes é inviável dar descontos expressivos (uma das causas de surgem as famosas promoções “pela metade do dobro”). Sabendo disso, a Padovani criou uma vantagem diferente para a Black Friday: O Black Frete, com frete grátis para todos os produtos. Quem já comprou materiais para construção sabe o quanto o custo do frete pode pesar no valor total de uma obra, graças ao tamanho das “encomendas” que muitas vezes chegam à casa das toneladas. Nessa hora, qualquer facilidade ou economia real, quando colocada na balança do consumidor, faz toda a diferença na decisão sobre qual fornecedor fechar o negócio.

Se você ainda quiser saber mais sobre a Black Friday na indústria da propaganda, assista este vídeo produzido aqui na Gênia, onde alguns dos nossos profissionais comentam sobre a data e as práticas do mercado.

O que achou dessa postagem?

Nos mande seu comentário, é simples e rápido.

Compartilhe essa Notícia:
Gustavo Benitez - Agência Gênia
Gustavo BenitezRedator

Receba em primeira mão

Cadastre-se e receba as novidades em seu e-mail.

OUTRAS POSTAGENS

Anterior

O que aprender com o Super Bowl?

Proximo

Making of: Salada X