Omnichannel

O que é Omnichannel?

15 de Maio de 2017- Por Cassiel Isla - RedatorO que é Omnichannel?

Um belo dia você entra numa loja, encontra um produto interessante mas decide pensar melhor antes de comprá-lo. Chegando em casa você pega seu smartphone acessa o e-commerce da loja e olha mais sobre o produto. Ainda receoso resolve ligar no número de televendas para de fato adquirir o tão desejado produto. Tudo de forma integrada onde a sensação que você tem é a de que realmente não importa o meio que você utiliza, o produto, as informações e principalmente a comunicação, é a mesma. 

Prazer, Omnichannel

Basicamente isto é o Omnichannel - Omni, do latim, “todos” e Channel, “canais” -, uma forte tendência do varejo que se baseia na plena integração de todos os canais (lojas físicas, e-commerce, televendas, e-commerce mobile, entre outros) que uma empresa tem. O principal intuito é o de fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e offline. A partir deste momento, sua empresa passa a ser onipresente proporcionando ao cliente uma experiência verdadeiramente única. 

Essa tendência é muito importante para quebrar a barreira que muitos consumidores têm entre o mundo físico e o digital. Além de passar mais credibilidade, a pessoa se sente mais confortável para interagir ficando muito mais próxima do produto. Um exemplo que podemos encontrar de Omnichannel nos dias atuais, é no caso dos aplicativos móveis que acabam combinando até mesmo o layout do site, com a temática interna das lojas físicas, deixando tudo mais familiar e prático ao consumidor. 

A importância do Omnichannel para sua empresa

Estamos em um mundo mais globalizado e integrado, onde os consumidores têm aumentado seu grau de pesquisa em relação às marcas e seus produtos. Com uma exigência cada vez maior, tudo o que dificulta a comunicação da sua empresa certamente é um ponto fraco e que precisa ser urgentemente corrigido. Caso você não faça isso, seus concorrentes estarão empenhados em criar esse elo com os consumidores. Afinal, de uma coisa é certa: as pessoas querem satisfazer seus desejos onde e quando quiserem, no momento em que seja mais confortável para elas, sem restrições de meio, horário ou local.

Integrar o Omnichannel aos processos da sua empresa é oferecer a garantia de que o consumidor possa usar todos os canais, de forma simultânea, sem encontrar diferença de produtos ou informação. 

Desafios a serem enfrentados

Claro que toda mudança requer uma grande parcela de esforço e dedicação. Nem sempre é fácil fazer a integração de todos esses meios. Aliás, esse talvez seja um dos principais impactos do Omnichannel para os varejistas. Para isso, será necessário fazer com que os processos de armazenamento, logística, distribuição, entrega e atendimento ao cliente estejam permanentemente alinhados e em total sintonia. Isso não só muda os processos como também a forma com que a empresa se organiza para entregar os produtos exigindo maiores investimentos tanto em tecnologia, como em pessoas. 

Agora que você já sabe o que é Omnichannel e a importância para sua empresa, continue acompanhando nosso blog que estaremos nos aprofundando cada vez mais neste assunto ao longo do mês.

Gostou do assunto? Confira o nosso segundo post da série clicando aqui.

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Cassiel Isla - Agência Gênia
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