Marketing Digital

Marketing de Conteúdo: Uma Máquina de Fazer Dinheiro

05 de Maio de 2015- Por Renato Pires - Analista de Business Intelligence0

Um dedo de prosa:

Imagine uma situação hipotética: João está indo visitar amigos e durante o caminho se depara com um daqueles caminhões que vendem alguns tipos de frutas da estação. As frutas estão bem posicionadas na carroceria do veículo, tudo está limpo e colorido e ele acaba enxergando um pacote de laranjas – sua predileta – no meio de uma grande variedade de frutas.

No caminho de volta, após um dia bastante agradável (e quente, pois já era verão), João faz aquele mesmo percurso e se depara com o mesmo caminhão, no mesmo lugar, mas com uma quantidade um pouco menor de frutas sendo vendidas, afinal, já era fim de tarde e muitas outras pessoas passaram por ali. Ele então estaciona o carro e se desloca para provar e quem sabe comprar as laranjas que lhe chamaram a atenção mais cedo.

Após um bate papo rápido com o vendedor, João decide comprar as laranjas, mas, antes de ir embora, o vendedor o questiona sobre o interesse em algumas maçãs. No primeiro momento, ele recusa e diz que só queria levar as laranjas, porém, com a insistência e o carisma do vendedor, que oferece uma maçã para degustação, ele decide provar e acaba notando que aquela fruta estava bastante doce (e irresistível). O vendedor então, vendo o prazer daquele homem diante de um fruto tão saboroso, acaba sugerindo uma receita bem gostosa utilizando maçãs e laranjas, uma receita refrescante e saudável para o verão, segundo suas próprias palavras. Ainda assim, após uma abordagem educada e com bastante atenção, João opta apenas pelas laranjas. As maçãs ficam para outro dia.

Duas semanas depois, um churrasco com a família será o evento do almoço de um domingo quente. Com aquela correria, a sobremesa acaba ficando de lado e passando despercebida. Eis que João acaba se lembrando daquele caminhão, com frutas doces e também acaba se lembrando da receita daquele vendedor, que nesse momento de apuros parece ser a coisa ideal e certa a se fazer.  Após se deslocar até o local, ele encontra o caminhão no mesmo lugar, vendendo uma variedade grande de frutas, apresentando a mesma qualidade daquele outro dia. Após uma conversa com aquele simpático vendedor, ele leva maçãs, laranjas, abacaxis, algumas bananas e mamões, tudo para fazer uma deliciosa salada de fruta.

Mas afinal, o que tudo isso significa?

Perceba que essa pequena história é totalmente possível de acontecer. Atente-se ao fato que este pequeno texto de introdução descreve uma situação comum de necessidade que, inclusive, já poderemos ter vivido de maneira semelhante. O importante é destacar que esse tipo de situação se assemelha muito ao Marketing de Conteúdo, que, apesar de relativamente novo no Brasil, é uma ferramenta imprescindível para o atingimento do público certo, no momento oportuno e da maneira correta.

O Marketing de Conteúdo pode ser definido como um conjunto de estratégias para fazer com que sua empresa, produto ou serviço sejam reconhecidos e entreguem aquilo que o consumidor precisa, além de fidelizar seu público e fazer com que esse espalhe a sua empresa por aí. Na história introdutória podemos perceber que João descobriu um produto e se interessou, foi abordado da maneira apropriada, recebeu uma amostra do que estava interessado (de maneira gratuita) e acabou não só comprando, mas retornando em outro momento oportuno, levando uma variedade ainda maior de frutas. Provavelmente esse cliente da história também elogiou as frutas compradas e o serviço recebido para sua roda de amigos, espalhando e atingindo um nível muito grande de pessoas. O engajamento dos clientes já conquistados é uma peça fundamental para a continuidade e desenvolvimento do negócio, pois ele permite que a qualidade do produto ou serviço recebido alcance mais e mais pessoas.

Entendi! Mas como fazer?

Blogs, redes sociais e sites podem fazer um grande diferencial na sua estratégia, aumentando suas vendas de forma consistente e transformando seu negócio em uma máquina de ganhar dinheiro. É claro que só o conteúdo entregue não garante o sucesso (e não é esse o foco dele), sendo primeiramente necessário satisfazer a necessidade do cliente, para que esse se sinta satisfeito e possa ficar fiel ao seu negócio. O Marketing de Conteúdo se resume em propiciar que o cliente certo seja fisgado em um mar de oportunidades, utilizando uma forma que entrega informação e utilidade para quem o consome.

Um exemplo prático do mundo digital pode ser uma empresa de investimento na bolsa de valores. Ela pode oferecer gratuitamente informativos, infográficos, dicas e e-books sobre assuntos relacionados ao mercado financeiro. Por ser um tema extremamente específico, essa estratégia irá atrair pessoas interessadas no assunto e, dependendo de como entrega esse material, poderá transformar esse interesse em um potencial cliente. O Marketing de Conteúdo tem como premissa a criação de valores através de informação, sendo menos intrusivo do que o Marketing tradicional, onde a estratégia era disseminar um produto/serviço para o público (muitas vezes de forma inadequada). Com o conteúdo de qualidade, é o possível cliente que se interessa por seu produto, mas cabe a você utilizar a estratégia correta para manter esse cliente interessado ao ponto de converter uma venda.

Gostou? Chega mais!

Aqui na Gênia, introduzimos e mostramos o quão importante é a utilização dessa técnica. Mostramos que essa nova abordagem fixa uma marca na cabeça de determinado público. Utilizamos as redes sociais como uma ferramenta para se ganhar dinheiro. Fazemos de blogs ferramentas para conquistar e converter o cliente, aliando técnicas para melhorar o posicionamento da sua página no buscador do Google. Tornamos nossos clientes parceiros para não apenas agregar valor ao seu produto ou serviço, mas para fazer do seu negócio uma máquina de ganhar dinheiro, propiciando a geração de empregos e expansão dos negócios. Hoje em dia o mundo digital é um fator que pode diferenciar a sua empresa, colocá-la em evidência e fazer com que ela esteja bem posicionada no mercado competitivo. Estar presente na internet não é mais uma opção, é uma necessidade para marcas e negócios que querem evoluir.

Caso esteja interessado em ser nosso parceiro utilizando o Marketing de Conteúdo (e outras soluções que oferecemos), entre em contato pelo formulário abaixo. Se quiser apenas receber novidades para conhecer um pouco do dia a dia da agência ou comentar a sua experiência, interaja conosco! Estamos sempre abertos a sugestões e críticas ou para ouvir novas histórias.


Smarketing: como Alinhar Marketing e Vendas

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Renato Pires - Agência Gênia
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