Marketing

Ferramentas do Novo Marketing

24 de Julho de 2017- Por Cris Almeida - Redatora

Chegamos ao último artigo dessa série na qual abordamos a evolução do Marketing, tendências atuais e os principais erros de quem não entendeu todo esse processo. Para quem chegou até aqui, para este capítulo final reservamos a parte prática: ferramentas úteis para aplicar os conceitos abordados, corrigir erros e alavancar a audiência da sua marca. 

CRIE RELACIONAMENTOS

Ao longo dos últimos artigos mencionamos a importância de criar um relacionamento com o prospect antes de oferecer um produto. Uma boa forma de fazer isso é por meio do E-mail Marketing. 

Ao contrário do que alguns podem pensar, o e-mail é uma forma de contato muito eficiente. De acordo com a McKinsey & Company, uma mensagem de e-mail pode ser até 40 vezes mais eficiente para conquistar novos clientes do que mídias sociais em geral. Outro estudo, desta vez da MarketingSherpa, revela que quase 3 em cada 4 consumidores consideram os e-mails como a melhor forma de receber novidades das suas marcas preferidas.

Então não perca tempo e inclua essa estratégia na sua rotina a partir de agora. Para aplicá-la na prática recomendamos o MailChimp,  uma ferramenta que planeja, cria, define layout, segmenta, agenda e dispara e-mails marketing de forma automática, além de registrar os resultados de cada campanha como taxas de abertura e cliques dos usuários.

PRODUZA CONTEÚDO

Outro tópico abordado foi o Marketing de Conteúdo, a prática de oferecer algo mais útil que propaganda. Por exemplo: se a intenção é comercializar uma marca de cosméticos que não realize testes em animais, produza conteúdos sobre esse assunto, como artigos e vídeos, falando dos malefícios dessa técnica e das alternativas disponíveis.

Para esse fim existem várias ferramentas disponíveis, das quais podemos mencionar o Wordpress, um dos Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) mais populares do mundo. Ele conta com uma plataforma bastante intuitiva, com campos predefinidos para criação de novos posts, páginas, edição de textos, inserção de imagens, vídeos, tags e moderação de comentários, o que possibilita a rápida produção de materiais de fácil leitura e compreensão.

Para conteúdo em vídeo, além do Youtube, existe o Vimeo que é voltado a um público mais antenado na qualidade do que é exibido, além de não apresentar anúncios dentro do conteúdo. 


SEJA ENCONTRADO

Além de encontrar seu público, é necessário criar possibilidades de ser encontrado facilmente por ele. Para esse fim te apresentamos três ferramentas direto da fonte: o poderoso Google:

Google Search Console

Você sabia que um site com problemas fica para trás no ranking de busca? Essa ferramenta mostra como o Google vê o seu site e se ele está tendo dificuldade na hora de vasculhar suas páginas em busca de conteúdo relevante. Com esses dados você consegue corrigir o que está errado e melhorar seu posicionamento no ranking de pesquisa.

Google Keyword Planner

Saber definir as palavras-chave ideais é o que pode te colocar na primeira página de busca e te destacar em meio a milhões de resultados. Com essa ferramenta você pode pesquisar quais termos são mais pesquisados dentro do segmento que a sua empresa fornece.

Google Trends

Com essa ferramenta é possível descobrir quais os termos mais buscados. E você pode filtrar por período, localidade, idioma, categorias e fazer comparativos. Dessa forma se você for lançar um biscoito, por exemplo, é possível saber se, na região onde ele será comercializado, as pessoas falam mais “biscoito” ou “bolacha”. 

DIRECIONE PARA A AÇÃO

Seja para coletar dados ou direcionar para venda em si, é importante proporcionar um ambiente que chame o público para a ação (do inglês CTA – Call To Action). Por isso, sempre conclua seus e-mails marketing com um botão convidativo como “saiba mais”, “baixe aqui”, “inscreva-se”, “assine já”, “compre aqui” e etc.

Outro meio de direcionar seu prospect para uma ação são as Landing Pages (ou páginas de conversão). São páginas estrategicamente elaboradas dentro do seu site, nas quais só há duas opções: agir ou abandonar o site. Não há elementos que direcionam para outras opções. O único objetivo é estimular o usuário a clicar no CTA.

Para te ajudar a criar uma Landing Page de sucesso recomendamos o Unbounce Pages. Com presets de layout, formulários e botões, essa ferramenta vai te facilitar, e muito, na criação da sua Landing Page.

AVALIE SEUS RESULTADOS

Para saber se as estratégias aplicadas estão surtindo resultado é preciso estar em constante estado de “monitoramento”. Para esse fim indicamos três ferramentas:

Google Analytics – Sistema gratuito de monitoramento de tráfego do Google que pode ser instalado em qualquer site, loja virtual ou blog. Com essa ferramenta é possível saber quantos usuários acessam o seu site, de onde vieram, quais estão visitando pela primeira vez e quais estão retornando, como se comportam e por qual página abandonam o conteúdo. Com base nesses dados é possível analisar se os visitantes estão tendo o comportamento esperado e, se não, traçar planos para corrigir o problema.

Hotjar - Complementar ao Google Analytics, essa ferramenta mapeia a jornada do usuário na página: onde clicou, como movimentou o mouse, se entraram e saíram do carrinho, em que etapa do formulário de contato ele abandonou o conteúdo, além de permitir fazer uma pesquisa com o visitante que está abandonando a página.

Hootsuite - Gerenciamento e monitoramento de redes sociais. Com essa ferramenta é possível gerenciar várias contas das principais redes sociais e ainda avaliar a performance de cada uma delas, como perfil dos usuários que mais interagem, likes, unlikes, comentários, compartilhamentos e visualizações.

FIQUE DE OLHO NA CONCORRÊNCIA

É essencial estar atento à performance da concorrência para apresentar um produto diferenciado. Além dos sistemas de análise de dados que mencionamos no tópico anterior, recomendamos o SimilarWeb. Com essa ferramenta é possível analisar a audiência de qualquer site e fazer comparações com outras páginas. Ele mede o tráfego online, coleta dados como pageviews, número de visitantes, perfil dos frequentadores, tempo de permanência na página, taxa de rejeição e origem do acesso. 

TESTE SUAS CAMPANHAS

Antes de lançar um conteúdo é importante testá-lo para saber se a mensagem será recebida de forma correta. O Google Content Experiments pode fazer isso por você. Por meio de um sistema de Tests A/B é possível disponibilizar duas ou mais versões de um conteúdo ao usuário e mapear seu comportamento diante das opções apresentadas. Com as informações coletadas basta avaliar qual das versões tem o melhor desempenho em relação a meta proposta.

PATROCINE

Ganhe destaque na rede por meio de anúncios patrocinados. Os gigantes para esse fim são o Google Adwords e o Facebook Ads.

O Google Adwords é a maior ferramenta de links patrocinados da internet. Com ele é possível anunciar nos resultados de pesquisa do Google - o que é ótimo pois apresenta seu produto para a pessoa que está buscando por ele – e em forma de banners e vídeos, em áreas visíveis dentro de vários sites parceiros do Google. Uma vantagem do Google Adwords é que você só paga pelo anúncio, se ele receber cliques.  

O Facebook Ads é a plataforma de anúncios do Facebook. Ele permite que você faça anúncios diretamente na timeline dos usuários que deseja, com uma segmentação eficaz, o que permite atingir exatamente o seu público-alvo.

AUTOMATIZE PROCESSOS

Existem vários meios para se criar um relacionamento com o seu público: e-mail, redes sociais, blogs e etc, e o que todos eles têm em comum é a necessidade da periodicidade de contato. Algo que você pode perder a hora se tentar lembrar tudo de cabeça e fazer de forma manual. É para isso que existem as ferramentas de Automação de Marketing para te auxiliar nessa tarefa.  

Aqui vamos indicar a Sharpspring. Com ela é possível criar landing pages, gerir e monitorar redes sociais, otimizar critérios para conquistar uma boa posição no Google, definir palavras-chave, agendar disparos de conteúdo, analisar o funil de vendas e emitir relatórios periódicos. Além disso possui uma interface personalizável e flexível, na qual é possível gerir as contas de seus clientes individualmente com mais liberdade. Outra vantagem da Sharpspring é o CRM integrado, o que exclui a necessidade de criar contas em outros softwares para gerir seus leads.

ORGANIZE-SE

Com tantos detalhes para considerar é fácil perder prazos e deixar algum projeto para trás. Para isso indicamos o Trello, uma ferramenta de gestão de equipe e tarefas. Ela permite estabelecer responsabilidades para cada membro do time, definir prazos, criar checklists, receber notificações e registrar cada etapa dos processos. Desta forma é possível avaliar o geral e ter uma visão ampla de todos os trabalhos ativos.

Para complementar o Trello, sugerimos criar o hábito de salvar seus arquivos na Nuvem para que toda equipe possa ter acesso aos conteúdos de qualquer lugar. As ferramentas mais populares dessa modalidade são o Google Drive e o Dropbox, nos quais é possível utilizar um espaço grátis ou assinar planos com gigas extras.

Lembre-se:

MAKE THINGS PEOPLE WANT > MAKE PEOPLE WANT THINGS

[Fazer coisas que as pessoas querem > Fazer pessoas quererem coisas]

Após todos os assuntos abordados nesta série, podemos concluir que o cenário atual vem, cada vez mais, aproximando o Marketing de sua essência fundamental: identificar e atender as necessidades do mercado e oferecer coisas certas a pessoas certas.  

De posse destas informações cabe a você traçar o plano de Marketing ideal para alavancar a sua marca de forma estratégica.


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Esse é o quarto e último artigo da série “O Novo Marketing”

Confira abaixo os demais artigos:

1- Seu Marketing acompanha as mudanças na sociedade? 

2- Tendências do Novo Marketing

3- 21 erros de Marketing que as marcas cometem






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Cris Almeida - Agência Gênia
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