Marketing Digital

Entenda por que sua empresa precisa do Google Adwords para aumentar vendas

06 de Junho de 2017- Por Renato Pires - Analista de Business Intelligence

O maior buscador do mundo, com uma fatia de mercado de quase 80%, o Google não é apenas o líder de seu segmento: é também um modelo de negócio a ser estudado - em todos os aspectos.

Com um domínio amplo do mercado, o principal produto do buscador - e o que garante a continuidade da empresa - são os anúncios patrocinados (através da plataforma Google Adwords), afinal, quem não gostaria de aparecer nas 3,5 bilhões de pesquisas feitas diariamente no site? É uma oportunidade gigante - e econômica - para mostrar a sua empresa ao mundo, de forma simples e com retorno mensurável, como veremos a seguir.

Google Adwords: um mercado que não para de crescer

Em um mercado cada vez mais competitivo, é praticamente impossível pensar em crescimento sem olhar para a plataforma digital. E sabendo disso, as empresas ajudam - a cada ano que passa - o Google a faturar cada vez mais com anúncios pagos: foram 57 bilhões de dólares faturados apenas em 2016, número 9% maior em relação a 2015. Esse valor será facilmente ultrapassado em 2017, onde são previstos 62 bilhões de dólares proveniente de anúncios, valor 7,5% maior do que 2016.

Você vai deixar sua empresa fora do Google?

Sabendo de todo esse potencial, e de um mercado digital que está em constante crescimento, é que preciso te questionar: você vai perder essa chance? Se você ainda não está convencido, é hora de entender como o Google Adwords funciona e os motivos que fazem ele ser tão importante para seu negócio:

1. É mais barato do que qualquer mídia tradicional

Apesar da grande popularidade da mídia tradicional, como a televisão, rádio, revista, outdoor ou distribuição de folhetos, anunciar com o Google Adwords é muito mais barato do que esses canais. E, para provar isso, vamos pensar em um exemplo bem simples: temos uma verba total de R$ 1000,00 para fazer folhetos que serão entregues no semáforo, em um sábado. Com esse valor, poderíamos obter os seguintes resultados:

-      Produção do folheto: R$ 300,00 - considerando um designer de verdade, e não aquele “sobrinho que faz arte”;

-      Impressão na gráfica: R$ 600,00 - ou R$ 0,60 por folheto;

-      Profissionais para distribuição: R$ 100,00, para um período de 8h, por profissional.

-      Alcance: 1.000 pessoas, considerando que cada folheto fosse entregue para apenas um indivíduo;

Já a exibição de banners gráficos, utilizando a Rede de Display do Google, custaria infinitamente menos que o modelo tradicional, como podemos ver abaixo:

-      Produção dos banners de display:  R$ 300,00 considerando o mesmo valor de produção do do folheto, para termos uma comparação mais justa;

-      Profissional para configuração do Google Adwords: R$ 100,00 por 3 horas de trabalho;

-      Veiculação dos banners: com R$ 600,00 restantes, dos R$ 1000,00  disponíveis, e se considerarmos que cada 1.000 exibições dos banners custará R$ 2,00 (e geralmente é mais barato que isso), temos a capacidade de exibir nossos anúncios 300.000 vezes para a segmentação que desejarmos.

Se você é uma construtora e precisa divulgar seus apartamentos, por exemplo, poderá ter um alcance infinitamente maior, de uma forma muito mais rápida, e sem as dores de cabeça que o modelo tradicional pode trazer. Além disso, você tem condições de saber quantas pessoas se interessaram pelo seu produto/serviço, e realmente viraram clientes. É um modelo mais prático, seguro e que possibilita a otimizações de seus recursos, diferentemente do modelo tradicional.

É importante reforçar que a mídia digital não exclui a utilização da mídia tradicional. Em nosso exemplo, tentamos evidenciar essa diferença, mas as mídias tradicionais funcionam e dificilmente deixarão de existir.

2. Segmentação de público

Outra vantagem de anunciar pela plataforma de anúncios do Google: você consegue escolher para quem os anúncios devem ser exibidos. Se você vende artigos de decoração, por exemplo, faz sentido anunciar para o público que se interessa por seus produtos. Isso evita o desperdício do seu dinheiro e maximiza a capacidade de vendas, já que os anúncios são exibidos para quem realmente pode comprar o que você vende.

3. Maior alcance de pessoas

Como vimos no exemplo, com a mesma quantidade de investimento é possível alcançar um público muito maior do que o modelo tradicional. Com mais pessoas sendo impactadas, aumentam as chances das suas vendas crescerem. Além disso, seus anúncios podem ser exibidos na hora que você precisar, afinal, pode ser interessante não anunciar em determinados momentos, por uma característica do seu negócio.

4. Mais controle sobre seu investimento

Mais um benefício: o maior controle sobre seu investimento. Se alguma situação fugiu ao seu controle e, por esse motivo, você precisou reduzir ou parar momentaneamente seu investimento em anúncios (não faça isso!), é totalmente possível fazê-lo. Os anúncios do Google podem ser pausados, encerrados e, inclusive, terem seus valores aumentados a hora que for necessário, conforme a condição financeira da sua empresa.

5. Medição dos resultados mais precisa

Ainda no exemplo dos folhetos: quanto de retorno sobre o investimento (ROI), cada folheto gerou para você? Essa pergunta, provavelmente, é bem difícil de responder, afinal, não temos o controle dos resultados que ele nos trouxe. A não ser que você crie uma estratégia para se certificar dos resultados, possivelmente não conseguirá saber esses valores.

Com o Google Adwords temos como saber quanto nosso investimento rendeu, graças a capacidade tecnológica para acompanhar o lead através da jornada de compra. Com esses números em mãos, é fácil verificarmos quanto foi investido e convertido em receita para a empresa. Isto permite o maior controle sobre a saúde financeira da sua empresa, além de melhorar sua gestão e tomada de decisões nos futuros investimentos.

Conclusão

Se você tem um site, é bem possível que esteja apto para anunciar com o Google Adwords. Além da enorme reputação e confiança que o Google possui, anunciar para seu público, de forma segmentada, econômica e flexível, é fundamental no mundo conectado em que vivemos hoje.


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Renato Pires - Agência Gênia
Renato PiresAnalista de Business Intelligence

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