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Do Offline para o Online: Plantando Orquídeas no Mundo Digital

27 de Julho de 2016- Por Carol Serafim - Redatoralogotipo do abc das orquídeas em movimento

Mais de 25 anos dedicados à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologias para nutrição vegetal, garantem à Forth Jardim espaço reservado na liderança do mercado de fertilizantes. Com produtos de altíssima qualidade, a empresa conquista cada dia mais a preferência dos consumidores em todo o Brasil. 

Apesar de ocupar a liderança no seu segmento, a Forth Jardim ainda não estava presente no mundo digital, e o nosso desafio foi trazer para o online a grande visibilidade e peso que a marca possui offline.

Outro grande desafio foi em relação a comunicação: como falar de fertilizantes de uma maneira interessante?


Eis que surgiu a ideia: divulgar fertilizantes através de um ponto de vista inédito, com a abordagem nas plantas, em vez de falar única e exclusivamente dos produtos. 

O objetivo da campanha foi explorar a aplicação e os resultados dos produtos, e essa foi uma decisão fundamental para o sucesso, até o momento, da campanha. 

Primeiramente, para a criação de conteúdo destinada ao público alvo da marca, desenvolvemos o Abc das Orquídeas, uma página dedicada em ajudar os orquidófilos, amadores ou profissionais, com dicas de A à Z, sobre o cultivo dessa espécie de flores tão querida. 

Em conjunto com a página, utilizamos anúncios de Facebook, onde o foco principal foi divulgar dicas e conteúdo prático para o consumidor final. E, graças ao poder de segmentação das redes sociais, conseguimos atingir o público esperado e obter resultado incríveis.

Juntamente ao lançamento do Abc das Orquídeas, foram produzidos vários vídeos para o canal da Forth Jardim do YouTube. Além de tutoriais e dicas de cultivo para os amantes de orquídeas, em todos os vídeos procuramos ensinar a melhor forma de aplicação dos produtos Forth. 

Por último, precisávamos atender a demanda de pesquisas no Google. Com pouquíssimos sites abordando o cultivo de orquídeas, entendemos que haveria uma grande oportunidade de ajudar os orquidófilos e ainda divulgar os produtos da Forth Jardim. 

E todos esse conjunto de estratégias funcionou, e continuam funcionando, muito bem!

Conseguimos atingir números importantes em apenas 4 meses de campanha. Para uma empresa que praticamente não estava presente na internet, levar 25 mil pessoas para o Abc das Orquídeas, e conquistar 33 mil visualizações de página no mesmo período, pode ser considerado um resultado muito bom.


O total de downloads do Manual das Orquídeas, arquivo em PDF disponibilizado no site, foi de 550 durante o período. Esta estratégia nos permite manter um relacionamento com os potenciais clientes, através de campanhas de E-mail marketing;

Mais 550 oportunidades de negócio criadas. E CONTINUA CRESCENDO.


O tráfego da landing page Abc das Orquídeas também permitiu o aumento de visitas para a página da Forth Jardim:

- Aumento de 24,73% em visitantes únicos (14110 em fevereiro e 17600 em junho)

- Aumento de 24,04% em visualizações de páginas no site (17278 em fevereiro e 21431 em junho)

Outras informações que merecem destaque: 

- O total de usuários únicos que visitam o Abc das Orquídeas é maior que o restante do site da Forth Jardim;

- O total de visualizações de páginas do Abc das Orquídeas e páginas é quase o dobro de visualizações de páginas do restante do site;

Facebook

Nas redes sociais, utilizamos vários tipos de segmentação para alcançar o público correto, que iria consumir o conteúdo que oferecemos. Isso permitiu que a página crescesse e o reconhecimento da marca aumentasse.


Youtube

O canal do Youtube foi criado para centralizar todo o conteúdo em vídeo criado para a Forth Jardim. Nesse canal, os visitantes têm a possibilidade de se inscrever, assim podem ser notificados a cada conteúdo lançado. Novamente, em apenas 4 meses, alcançamos números valiosos graças a grande preocupação com o conteúdo oferecido:

Google Adwords

Nossas campanhas de links patrocinados foram direcionadas para utilização de palavras-chave de baixo custo e alto índice de procura. Isso proporcionou o aumento do alcance das campanhas e ao mesmo tempo custo reduzido para o cliente. Com um grande assunto para explorar, conseguimos atingir o público alvo de forma direta, levando conhecimento de marca e aumento da procura dos produtos nos pontos de venda. Confira alguns números: 

É importante ressaltar que essa campanha não acabou e podemos fazer ajustes pontuais para melhorá-la. Inclusive o Marketing Digital nos proporciona exatamente isso: descartar o que não funciona e melhorar aquilo que está dando certo.

Os consumidores são bombardeados diariamente por milhares de propagandas e informações diferentes. Para que a sua empresa consiga destaque em meio a multidão, é preciso se preocupar primeiramente com o conteúdo que será criado. Mais do que utilizar boas ferramentas de divulgação, é importante disponibilizar informações relevantes, pois através delas você cria um relacionamento de confiança com o público e solidifica o seu espaço no mundo digital.

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Carol Serafim - Agência Gênia
Carol SerafimRedatora

Formada em Direito pela Faculdade de Direito de Itu, é uma pessoa muito questionadora desde que se entende por gente. É sensível, saudosista e gosta de ouvir músicas que já saíram de moda. Adora Netflix, Spotify e está sempre por dentro dos Trending Topics do Twitter.

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