Smarketing

Como Vender Mais Através de Processos Comerciais

04 de Agosto de 2015- Por Renato Pires - Analista de Business Intelligence0

Uma das melhores analogias que podemos fazer com os processos comerciais bem feitos é comparando-o ao corpo humano. Nosso corpo, em condições normais, é composto por vários sistemas: cardiovascular, respiratório, digestivo, nervoso, etc. Esses sistemas executam tarefas rotineiras de forma automática, sem que precisemos interferir diretamente. Mas, se quisermos ajudá-los, podemos tomar algumas medidas cautelosas, como controlar a alimentação e praticar exercícios físicos.

Um processo comercial bem planejado e executado funciona da mesma maneira: ele precisa apenas de poucos ajustes, funcionando de maneira natural onde está presente.

Entendi! Mas qual a importância dos processos e como vender mais utilizando-os?

O aumento de vendas é reflexo da organização de seus processos comerciais. Se eles estão bem definidos, com início, meio e fim, acabam influenciando diretamente no desempenho do seu negócio. Os processos trazem consigo os KPI’s, ou indicadores-chave de desempenho (em português), para medir como tudo acontece. Ter indicadores te permite saber onde está a deficiência do seu time de vendas, identificando se a solução está em atrair mais Leads ou se está no discurso de vendas.

A importância do discurso de vendas

Por sinal, alinhar o discurso de vendas é um processo fundamental em qualquer equipe de alto desempenho. Imagine que sua empresa tenha um time composto por 20 vendedores e estes, sem qualquer preparo, vendem o produto do jeito que bem entendem. Isso é caótico e desperdiça recursos financeiros. Desse jeito, sua empresa estará fadada ao fracasso.

Com um discurso de vendas alinhado, não dependemos da inspiração das pessoas. É claro que inspiração é algo muito bom, mas devemos ser capazes de fazer o básico quando ela está escassa. Sua empresa não precisa de vendedores mirabolantes, ela precisa de eficiência na hora de conquistar um novo contrato, com ou sem inspiração.

Quão impactante é aumentar meu time de vendas?

Sua empresa está crescendo? Ótimo! Chegou a hora de aumentar o time de vendas e isso não causará nenhum dano ou efeito colateral, já que seus processos comerciais estão bem definidos e cada “sistema” sabe o que fazer. Crescer não deve ser dolorido

Sua empresa tem processos comerciais, discurso de vendas alinhado, pessoas que não funcionam apenas com inspiração e crescimento sem maiores danos, mas algo ainda está errado. Não tem problema! Se todos os passos anteriores aconteceram, identificar o problema será fácil, afinal, você já pode utilizar os KPIs em seu favor!

E o resultado disso tudo?

Com um time de vendas preparado, motivado e com processos comerciais, chegou a hora de se unir ao time de marketing. Dessa união sairão produtos de alto desempenho e que são desejados pelos clientes. Cada equipe precisa se envolver e se comportar como um time só, com um único objetivo: vender. Aumentar vendas garante a saúde financeira da empresa, e criar processos comerciais é o que torna tudo isso possível. São os sistemas trabalhando em harmonia para garantir que o corpo viva com muita longevidade. 

Essa é a chave do "como vender mais através de processos comerciais": organização e planejamento.

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Smarketing: como Alinhar Marketing e Vendas

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Renato Pires - Agência Gênia
Renato PiresAnalista de Business Intelligence

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