Gestão

Coloque sua empresa no Oceano Azul ou então a competitividade acabará com seu lucro

13 de Setembro de 2016- Por Rafael Teles - CEOCapa do artigo coloque sua empresa no Oceano Azul ou então a competitividade acabará com seu lucro

Por acaso os lucros da sua empresa só diminuem ano a ano, a concorrência anda desleal e por mais que você acredite em seu produto, o cliente não quer pagar quanto você pede?

Se esta é a sua realidade, talvez a sua empresa esteja completamente imersa em um problema clássico da maioria das empresas.

Este problema é a falta de inovação.

Você pode até estar se perguntando: Falta de inovação? Mas minha empresa não tem tamanho suficiente para investir em inovação.

E este é um outro problema clássico.

Já parou para analisar como as empresas que ditam o mercado sempre estão se reinventando, lançando produto, explorando novos mercados?

Estas empresas têm uma política de sempre pensar no próximo passo, e sabem que os caminhos que as fizeram chegar até determinado ponto de sucesso não são necessariamente os mesmos caminhos que vão mantê-las no auge daqui para a frente.

As empresas bem-sucedidas estão cada vez mais à frente dos concorrentes, logo detém o poder de ser empresas únicas e que levam aos consumidores algo que apenas elas podem entregar.

Geralmente as empresas em dificuldade são empresas que estão fazendo exatamente a mesma coisa que os seus concorrentes, e mesmo que estas empresas tenham algum diferencial, no final das contas elas estão inseridas em um mercado de concorrência muito competitiva. Essa competição diminui os lucros, e com a diminuição dos lucros as empresas não dispõem de dinheiro para cuidar de seus funcionários, seus produtos, e seu impacto no mercado.

Mas o mundo onde vivemos é dinâmico e é possível inventar coisas novas e melhores. Uma empresa faz sucesso exatamente na medida em que realiza algo em que outras não conseguem.

Saia fora da caixa, repense seu negócio e coloque a sua empresa em outro patamar onde os seus concorrentes não consigam competir com você. Desta forma você poderá aumentar o valor cobrado e o seu cliente pagará por isso.

Invista em pesquisa e desenvolvimento, benchmark, estudos, análise de mercado, tendência entre outras coisas que possam te ajudar a criar uma forma de se reinventar.

Pare de pensar que apenas a sua tradição, ou uma boa propaganda são suficientes para convencer o cliente de que você é melhor opção do mercado.

Você será a melhor opção do mercado quando o seu produto ou serviço entregar algo que o seu cliente só encontra na sua empresa.

Reúna a sua equipe, realinhe sua estratégia, faça "misturebas" unindo algumas áreas de conhecimento e crie algo que te coloque alguns anos à frente do mercado.

Pode ter certeza com um produto ou serviço inovador, se tornar uma empresa de destaque no mercado será mais fácil e menos competitivo.

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Rafael Teles - Agência Gênia
Rafael TelesCEO

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