Omnichannel

As prioridades dos consumidores Omnichannel

17 de Maio de 2017- Por Cassiel Isla - Redatorprioridades consumidores omnichannel



Se você ainda não sabe o que é Omnichannel,
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Em meio ao desafio de se integrar aos multicanais, as empresas têm estudado e pesquisado profundamente para entender quem são os seus clientes. Afinal, para fazer Omnichannel - entenda mais clicando aqui -, é necessário saber exatamente com quem você está falando e, principalmente, quais são os comportamentos de compra dessa pessoa.

Como já citado no artigo anterior (dicas para implementar o Omnichannel na sua empresa), existem algumas etapas fundamentais para dar o pontapé inicial na sua empresa. Porém, ter noção da atual situação de compra desses consumidores, de maneira global, nos ajuda definir quais estratégias podemos tomar ao longo dessa jornada.

As 5 maiores prioridades dos consumidores

Segundo um estudo feito pela IBM (2014), que pesquisou mais de 30 mil consumidores no mundo todo, existem 5 capacidades desejadas pelos consumidores quando o assunto é Omnichannel:

1- Preço consistente entre os diversos canais

Pode parecer simples, mas certamente é um ponto que determina muita coisa. Afinal, ninguém gosta de se sentir enganado. Se o cliente viu um produto pelo preço X no seu site, ele espera encontrar, pelo menos em um valor próximo, na loja.

2- Capacidade de enviar os itens que estão fora de estoque na loja diretamente para a sua casa

Muitos clientes estudam e desejam um produto por muito tempo e não tem nada mais frustrante do que não conseguir finalizar a compra na hora H. Portanto, entregar produtos fora de estoque diretamente no endereço desejado, é uma excelente maneira de personalizar uma compra, além de ser excelente para ajudar você a ganhar mais credibilidade com seu cliente.

3 - Opção para acompanhar o status de uma compra

Para todos os bons consumidores online, essa talvez seja a parte mais gostosa de uma compra: acompanhar o produto. Além de dar mais conforto e praticidade, garante ao cliente transparência durante todo o processo.

4- Constante variedade de produtos em todos os canais

Todo cliente gosta de novidade. Variar os produtos nos diversos canais de uma empresa cria uma sensação de estoque maior, além de dar ao cliente mais opções de pesquisa.

5- Capacidade de devolver compras online na loja física.

Duas coisas aqui são importantes: a primeira é especificar muito bem o produto que você vende de forma online, evitando que o cliente fique aborrecido ao recebê-lo em casa. A segunda é oferecer mais comodidade na hora de realizar a devolução de uma compra. Por conta da correria do dia a dia, muitas pessoas não têm tempo de embalar o produto, ir aos correios e esperar vários dias para ter o estorno do seu dinheiro. Fazer a devolução em uma loja física é muito mais prático, além de economizar o tempo do consumidor.

Agora que você já sabe as maiores prioridades de um consumidor Omnichannel, pode começar a implementar esses pontos em sua empresa, sem nunca se esquecer de aprimorar seus canais de venda de forma que atenda perfeitamente às necessidades dos seus clientes.

Gostou do assunto? Confira o nosso quarto post da série clicando aqui.

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Cassiel Isla - Agência Gênia
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