Marketing Digital

Anuncie de forma mais inteligente: utilize a segmentação para atingir seu verdadeiro público

19 de Junho de 2017- Por Renato Pires - Analista de Business Intelligence

Em nossos últimos dois artigos, "Entenda por que sua empresa precisa do Google Adwords para aumentar vendas" e “Entenda o que são os anúncios em Redes Sociais e como eles podem ajudar sua empresa”, abordamos a importância de estar presente nos resultados de busca do maior buscador do mundo, o Google, além da importância da presença nas redes sociais Entre todos os benefícios de utilizar a ferramenta para a divulgação do seu negócio, abordamos a importância da segmentação, que permite atingir seu público-alvo de maneira mais eficiente.

Mas você conhece de verdade todos os benefícios da segmentação de público? Existem alguns motivos que tornam a segmentação tão importante, e é justamente isso que abordaremos ao longo deste artigo.

Segmente seus anúncios e atinja o público-alvo que importa

Vivemos em um mundo com muita informação, onde o tempo é escasso para a maioria das pessoas. Por isso, é importante que as empresas cheguem até o público que realmente possa se interessar por sua marca. Ao contrário das mídias tradicionais, onde a comunicação é feita em massa e sem segmentação de público, no marketing digital temos a possibilidade de atingir determinado grupo de usuários, apenas baseando-se em seus gostos e comportamentos.

Sendo mais específico, com as campanhas de Google Adwords, por exemplo, podemos exibir anúncios de apartamentos para o público que tem interesse em casas/apartamentos e tem uma faixa de idade entre 18 e 40 anos, onde é comum esse tipo de desejo - geralmente as pessoas dessa idade estão casando e pensando em investir no futuro.

Outro exemplo, também possível com o Google Adwords, é exibir anúncios para um público que procura por aquilo que sua empresa fornece. Isso nos possibilita “responder” às procuras dos usuários, direcionando os mesmos para seu site. Se você vende capas de celular, poderá anunciar para o público que procura esse tipo de produto.

Em ambos os casos apresentados estamos segmentando os anúncios para os públicos. No caso do apartamento, estamos agindo de forma proativa e buscando usuários que tenham demonstrado interesse em moradias, já no segundo caso, sobre capas de celular, estamos segmentando nossos anúncios para quem já procurou por capas de celular. Independente da situação, é importante utilizar esse tipo de estratégia para seus anúncios.

As redes sociais funcionam da mesma maneira e permitem uma segmentação tão boa quanto o Google Adwords. Apesar disso, elas não devem trabalhar como concorrentes e sim como complementares na estratégia de marketing.

Reduza o desperdício de dinheiro

Quando falamos em segmentação, também temos a possibilidade de ter um investimento mais direcionado e econômico, já que estamos “atacando” um nicho de público, em vez do todo.

Imagine que você precise anunciar somente para a cidade de São Paulo seu produto para tratamento de pele. Caso não utilizasse uma segmentação específica, iria exibir anúncios - se tivesse verba disponível - para, aproximadamente, 12 milhões de habitantes *. Além de ser ineficiente, já que nem todo mundo se interessa com produtos para tratamento de pele, você precisaria desembolsar um bom dinheiro, já que 12 milhões de pessoas é um número bastante alto para a maioria dos anunciantes.

Em contrapartida, com uma segmentação bem realizada - e focada apenas em quem se interessa por tratamento de pele - o universo de pessoas interessadas cairia para 1,2 milhões de pessoas *. Além de reduzirmos o investimento, estaríamos mostrando anúncios para quem se interessa pelo seu produto, neste exemplo.

* Esses números foram verificados utilizando a ferramenta de desempenho dos anúncios do Google.

Invista seu dinheiro de forma mais inteligente

Chegamos então ao último, e não menos importante, motivo: investir de forma inteligente.

Mas o que significa isso na prática?

Você tem uma verba limitada para marketing e, por isso, não pode desperdiçá-la. Além disso, o público que pode consumir o que você vende, seja ele um produto ou serviço, também é limitado, já que não é possível vender qualquer coisa para todo mundo.

Dentro desse cenário, precisamos otimizar e planejar nossos investimentos:

-      Qual o tamanho do público que posso alcançar se investir R{{description}}.000,00 por mês em anúncios de Google?

-      Qual será meu potencial retorno com o investimento alcançado?

-      Quanto de fato foi o retorno financeiro sobre o investimento realizado?

-      Com o crescimento em vendas, qual será o investimento do próximo mês?

-      Quais foram os resultados, além do retorno financeiro, que minha marca conquistou?

Estas são apenas algumas perguntas que poderão ser respondidas, dentre várias outras, quando você investe seu dinheiro de forma inteligente. Podemos saber a quantidade de pessoas impactadas, a quantidade de vezes que meu anúncio foi visto, qual o dia e hora da semana que meu anúncio teve melhor desempenho… enfim, muitos dados podem ser obtidos de campanhas de marketing digital, o limite está na criatividade e, claro, nas capacidades de cada ferramenta.

O importante é sabermos que investir de forma estratégica e inteligente nos permite obter o conhecimento sobre nossa empresa e aprimorar nossos processos, gerando um ciclo de produtividade e melhoria contínua dos resultados.

Conclusão

A internet e os softwares trouxeram uma grande oportunidade para os anunciantes: possibilitar que os investimentos em marketing sejam realizados de forma muito mais precisa, evitando que muito dinheiro seja desperdiçado. A segmentação é apenas uma das vantagens de ferramentas como o Google Adwords, mas já é um enorme diferencial para muitas empresas que precisam economizar e, ao mesmo tempo, necessitam otimizar os investimentos para se manterem competitivas no mercado.

. . .

O que você achou do conteúdo? Se você tiver algum comentário, crítica ou sugestão, não deixe de enviar sua mensagem para nós. Se quiser conhecer mais sobre nosso trabalho, acesse www.agenciagenia.com.br.


O que achou dessa postagem?

Nos mande seu comentário, é simples e rápido.

Compartilhe essa Notícia:
Renato Pires - Agência Gênia
Renato PiresAnalista de Business Intelligence

Receba em primeira mão

Cadastre-se e receba as novidades em seu e-mail.

OUTRAS POSTAGENS

Anterior

Quem quer agradar a todos não agrada a…

Proximo

A importância de controlar e medir seu…