Web

A Importância do User Interface Design

22 de Julho de 2015- Por Michel Koga - Diretor de Arte0

Se você está se perguntando o que é UI Design (User Interface Design), ou Design de Interface do Usuário, bom, basicamente é o principal meio de comunicação entre o software/dispositivo e o usuário.

"Mas como assim? Eu vou me comunicar com um programa?”

Sim, mas não necessariamente um programa. Pode ser uma página na internet, um sistema, um aplicativo ou até mesmo no painel na sua geladeira, microondas, etc. Ou seja, a interface permite a interação com o usuário.

Dessa forma o UI Design deve ser tratado com muita atenção e cuidado, pois uma interface mal projetada pode proporcionar uma má experiência, o que acarreta negativamente na função do software, e claro, se torna uma experiência complicada e frustrante. Contudo, quando bem construída, a interface garante ao utilizador que ele possa realizar todas as ações e tarefas de forma simples e eficiente. Em poucas palavras, seria como dizer que o usuário não precisa nem de um manual de instruções para saber como operar tal dispositivo, está claro o que e como ele deve prosseguir em sua utilização.

Design de Interface Web

Trazendo o assunto mais para a nossa realidade: a internet, podemos perceber a presença do UI Design nas páginas web (sites de empresas, redes sociais, aplicativos, landing pages etc).

“Tá, ok! Mas como o UI Design se aplica na prática?”

Bom, a interface pode acontecer através de botões, menus de navegação, formulários ou qualquer elemento que permita interação. Imagine o seguinte: você acaba de entrar em um ecommerce e quer realizar a compra de um produto. Porém, as informações estão formatadas todas da mesma maneira, não há diferenciação entre o título, a descrição, opções de pagamento, botão para comprar e concluir a compra, ou seja, todo conteúdo está ali no mesmo lugar. Hoje, o usuário não quer perder tempo, as ações e informações que ele busca devem estar claras e de fácil acesso para ele ou então ele simplesmente fecha sua página e vai procurar o site do concorrente.

Assim como o nosso desenvolvedor web Mateus citou em seu artigo “3 Dicas para Diminuir Custos e Melhorar o Desempenho de Seu Site”, o mal desempenho na performance de um site pode frustrar o usuário, fazendo-o procurar outro site. Isso acontece também com o UI Design. Nenhum usuário, ao navegar em um site, gosta de se sentir “perdido” e sem saber o que fazer, é muito importante deixar claro ao usuário que aquele elemento verde em destaque, ali na tela, é um botão e é interativo. Mostre que não é apenas uma forma decorativa, mas sim um elemento que se comunica com você.

O bom design

Procure trabalhar bem a tipografia, a paleta de cores, as formas e os efeitos. Aqui na Gênia, costumamos denominar como “sexy interface” deixando o visual mais atraente, garantindo que o elemento seja visto, e além disso, que desperte a vontade no usuário de interagir.

O usuário espera que um elemento que se pareça com um botão aja de tal forma. Assim como um campo de texto deve mostrar que o espaço destina-se a inserção de alguma informação. E isso se aplica à todas as ações que podem ser executadas.

E, ainda em relação a toda parte estética no UI Design, temos que ter em mente que essa experiência vai ainda mais além do que a simples “criação gráfica” dos elementos. É preciso entender como é o seu funcionamento e interação. Com isso, temos o famoso termo UX Design (User Experience Design), que nada mais é que o Design de Experiência de Usuário.

UX Design e UI Design

Enquanto o UI Design é o “meio de comunicação” com o usuário, a parte visual em que existe a interação de fato, o UX Design engloba a experiência que o usuário vai ter com sua marca como um todo. Na web, temos que estar atentos na hora de elaborar um site por exemplo, e pensar em toda sua estruturação e garantir que o usuário navegue com facilidade e encontre a informação que está buscando. Muitos aspectos devem ser analisados para garantir uma boa experiência, como sua usabilidade, a eficiência e desempenho e ainda é muito importante que sejam realizados testes, algo que pode ser com pessoas que não estão envolvidas com o projeto. Desta forma é possível avaliar e estudar o comportamento do usuário na hora de navegar em seu site.

O UI Design está dentro de todo conceito de UX Design, sendo assim, não é uma área isolada, mas sim complementar. Apesar de serem termos e conceitos semelhantes, UX Design e UI Design não são a mesma coisa. Então é muito comum que as pessoas se confundam com eles. Porém, eles estão conectados e são fundamentais para o resultado final: satisfação e uma boa experiência do usuário.

E para resumir

O UI Design é uma etapa fundamental na hora de criar um projeto web. É o responsável por garantir a  comunicação e interação do usuário com o seu site, aplicativo etc. Não faça de qualquer jeito, pense no usuário. Pense como o usuário vai se comportar e qual vai ser sua experiência. Se vai ser boa ou ruim, pode ter certeza que, a maior porcentagem desse resultado, provém do design de interface. E lembre-se: a primeira impressão é a que fica. Então, proporcione o melhor para o seu usuário e se precisar de algumas dicas ou quiser ver mais desse tipo de conteúdo, comente ou nos envie um e-mail pelo formulário abaixo.

O que achou dessa postagem?

Nos mande seu comentário, é simples e rápido.

Compartilhe essa Notícia:
Michel Koga - Agência Gênia
Michel KogaDiretor de Arte

Praticamente um publicitário, esportista aposentado e leitor assíduo de ficção. Japonês de sobrenome e brasileiro de alma e coração. Não dispensa um bom e velho rock n' roll para criar suas "sexy's interfaces".

Receba em primeira mão

Cadastre-se e receba as novidades em seu e-mail.

OUTRAS POSTAGENS

Anterior

O que aprender com o Super Bowl?

Proximo

5 Sintomas que Indicam que Seu…