Marketing Digital

A importância de controlar e medir seu investimento em marketing digital

26 de Junho de 2017- Por Renato Pires - Analista de Business Intelligence

No artigo passado, “Anuncie de forma inteligente: utilize a segmentação para atingir seu verdadeiro público", falamos sobre a importância de direcionar nossas campanhas, através da segmentação, para atingir o público-alvo correto - aquele que tem real interesse pelo produto ou serviço que você oferece. Além dos motivos previamente citados, falamos sobre a capacidade no controle e medição dos investimentos, possibilitados pelas ferramentas de Marketing Digital.

E hoje iremos trazer alguns pontos para enfatizar a importância de controlar e medir os investimentos em marketing digital, além dos benefícios que isso traz.

Evite gastar mais dinheiro que o necessário

Essa é a frase que todo gestor gosta de ouvir, e com razão, já que o desperdício de dinheiro não é bem-vindo em qualquer situação.

Quando falamos de Marketing Digital, independente do canal escolhido, sempre temos a possibilidade de otimizar investimentos. Isso significa que o dinheiro destinado ao marketing deverá ser bem utilizado, potencializando os resultados e minimizando as perdas. Além de não gastar além do previsto, algo que seria prejudicial para sua empresa, temos sempre a possibilidade de entender cada métrica para validar se cada real gasto está trazendo benefícios para a marca como um todo.

Descubra para onde seu dinheiro está indo

O dinheiro é um item fundamental para qualquer empresa - e isso é conhecido por qualquer gestor. Por ser fundamental, precisamos saber onde ele está sendo aplicado e o que está trazendo de volta. No primeiro caso, onde ele está indo, temos a possibilidade - com o Marketing Digital - de responder qualquer questão sobre o investimento: quanto foi gasto no mês, qual semana utilizou a maior parte da verba, em quais horários o consumo da verba foi maior, entre outras coisas. Esse controle preciso dos investimentos elimina de vez os “vazamentos”, que são, em muitos casos, a ruína da empresa.

Já no segundo caso, o que o investimento traz de volta, falaremos no próximo tópico.

Calcule o retorno sobre cada investimento

Alguma vez você já se perguntou qual foi o retorno financeiro de uma campanha de marketing?

Muitas vezes, nem temos como calcular o retorno sobre o investimento. E essa característica é bastante comum para campanhas tradicionais que envolvem a televisão, o rádio e materiais impressos, por exemplo. Já com o marketing digital é o oposto, pois as ferramentas possibilitam analisar as métricas para calcular quanto cada campanha gerou financeiramente para a empresa.

Com os números compreendidos, é possível fazer uma projeção de quantos clientes são necessários para atingir o ponto de equilíbrio de um negócio e, a partir daí, entender quantos clientes são necessários para atingir as metas de faturamento.

Calcule o custo de aquisição de cada cliente

O CAC, ou Custo de Aquisição do Cliente, é a métrica que tem ligação direta com o ROI. Ela nos mostra quanto custa adquirir um novo cliente para a empresa e, assim, calcular os investimentos e esforços necessários para construir a carteira de clientes.

Uma vez que esse custo seja conhecido, é possível estimar os investimentos de marketing e seu retorno (através do ROI). Isso nos dá a chance de “prever” o futuro (de uma forma superficial, já que o mercado muda constantemente) e a saúde financeira da empresa.

Mantenha (e aumente) os investimentos do que funciona

Uma das maiores vantagens competitivas de um bom gestor é o domínio que ele tem sobre sua empresa. O controle sobre todo o fluxo financeiro, principalmente para onde os investimentos estão sendo direcionados e o que estão trazendo de volta, é crucial para a saúde do negócio. Tendo isso em vista, o Marketing Digital possibilita a análise de desempenho financeiro de cada canal, ajudando o gestor a tomar decisões em cima do que funciona, aumentando ainda mais o desempenho das campanhas, e consequentemente gerando mais vendas e receita para a empresa.

Corrija (ou descarte) o que não funcionou

Por falar em desempenho, com o Marketing Digital também temos a possibilidade de entender o que não funciona e, assim, corrigir ou eliminar os investimentos em determinado canal. Se, por exemplo, o Facebook não funciona para sua empresa, por que você continuaria investindo nesse canal? Não faz sentido, mesmo que seja importante ter uma presença online.

“Preveja” os resultados futuros

Com todo o conhecimento adquirido sobre os investimentos em marketing digital, temos a possibilidade de “prever” os resultados futuros. É claro que esse é um assunto que deve ser tratado com cuidado, já que os resultados podem variar conforme o interesse do mercado, entretanto, uma estimativa sobre o futuro é muito bem vinda, pois nos dá a possibilidade de antecipação para problemas e também sobre oportunidades.

Com o custo de aquisição de cada cliente conhecido e os dados históricos de retorno sobre o investimento, temos a capacidade de entender os ganhos futuros e projetar o desempenho. Apesar de não ser tão simples assim, a previsão de resultados é totalmente possível.

Conclusão

O conhecimento sobre a saúde financeira de uma empresa é essencial para seus resultados futuros e, com a ajuda do Marketing Digital, temos um controle bem preciso dos investimentos e resultados obtidos. Como dissemos anteriormente, o conhecimento das finanças nos possibilita otimizar recursos e maximizar os rendimentos e lucros.

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Se você ainda não está convencido das vantagens do Marketing Digital, venha bater um papo conosco. Teremos o prazer em esclarecer suas dúvidas e mostrar os motivos que fazem o marketing digital ser essencial para o futuro da sua empresa.


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Renato Pires - Agência Gênia
Renato PiresAnalista de Business Intelligence

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