Smarketing

5 Sintomas que Indicam que Seu Planejamento de Marketing e Vendas não Funcionam

14 de Julho de 2015- Por Raul Leal - Desenvolvedor de Negócios0

Se você se interessou em ler esse artigo é muito provável que, como gestor, tenha uma série de dúvidas sobre os seus investimentos em marketing. Mas não se preocupe, essa é uma preocupação dos gestores, seja de pequena, média ou grande empresa, afinal, independentemente do tamanho, investir em marketing é requisito para toda empresa que deseja crescer.

Muito além de somente investir, todo gestor deve saber quanto desse investimento está retornando, o famoso ROMI (Retorno sobre o investimento em marketing – em português), afinal, saber o retorno de cada ação que sua empresa está tomando é requisito para todo gestor e, principalmente, dos investimentos em marketing. Não ter essas respostas indica que grande parte dos seus investimentos estão sendo em vão, ou não estão trazendo tanto resultado quanto poderiam.

Mas o que esperar de um investimento em marketing? 

Partindo do princípio que uma boa estratégia de marketing necessariamente deve estar alinhada com uma boa estratégia de vendas, uma área jamais deve trabalhar de forma isolada da outra. Trabalhar essas duas áreas da sua empresa de forma integrada gera muito mais resultado do que trabalha-las de forma isolada, o que acaba sendo realidade de muitas empresas. Claro que no caso do marketing não existe uma fórmula exata em como calcular o retorno sobre os investimentos como em vendas, mas existem uma série de sintomas para você identificar se seus esforços em marketing não estão alinhados com seus esforços de vendas.

1. Diferentes concepções de marketing e vendas sobre o público alvo

Está é uma questão muito importante. Marketing e Vendas necessariamente precisam entender o público alvo exatamente da mesma maneira, como a mesma pessoa. O que é muito comum dentro das empresas é que os profissionais de marketing têm uma ideia sobre o público e os vendedores tem outra, faça essa pergunta para eles e veja se isso é um problema na sua empresa.

2. Marketing não está preocupado com vendas

Mais do que preocupado com anúncios, catálogos e feiras, seu profissional de marketing precisa ter uma atenção especial com seus vendedores. Afinal o objetivo final de marketing também deve ser aumentar as vendas. Se não existe esse alinhamento constante do marketing em tentar entender quais dificuldades os vendedores estão tento no dia a dia, fique atento, isso é mais um indicativo que as duas áreas não se conversam. O planejamento de marketing deve incluir a ação de vender.

3. Vendedores não se importando com o marketing

O mesmo se aplica com Vendas. Segundo dados da Hubspot, 87% dos profissionais de marketing e vendas se descrevem negativamente quando questionados um sobre o outro. Normalmente os profissionais de vendas não enxergam resultados palpáveis nos esforços de marketing, não afetam seu cotidiano nas vendas, acabam vendo como custo para a empresa. 

E na sua empresa? Como seus vendedores tem visto os esforços de marketing? Afinal se não veem como ações totalmente estratégicas para vendas, é muito provável que seu marketing esteja sendo apenas um custo.

4. Falta de comunicação entre as duas equipes

Talvez na sua empresa esse desentendimento entre marketing e vendas não seja tão claro a ponto de as questões acima serem preocupantes. Mas é importante ressaltar que esse alinhamento das duas áreas jamais deve ser algo deixado a fruto do acaso, deixar que dependa dos próprios profissionais acordarem inspirados um dia para ir até a outro departamento entender seus problemas. Isso precisa ser organizado com processos, com ferramentas, com reuniões periódicas, como isso acontece na sua empresa?

5. Múltiplas jornadas do comprador

Entender todas as etapas, desde a primeira vez que seu comprador entra em contato com sua marca através do marketing e finaliza como um cliente pelo time de vendas é requisito de qualquer gestor. Com essa informação bem clara você pode analisar se a jornada é uma só para as duas áreas, se os vendedores abordam os leads que o marketing gerou ou se cada área tem sua jornada. As pessoas que foram impactadas pelo marketing estão finalizando em vendas como um processo só? Ou ninguém sabe onde elas vão parar?

Trabalhar marketing e vendas de forma unificada é um dos caminhos que pode ajudar a aumentar em muito suas vendas, além do crescimento da sua empresa e também otimizar seus investimentos em marketing. Se os sintomas acima te acenderam um alerta, não se preocupe, unificar essas duas áreas é uma tarefa árdua, mas não impossível. Como gestor, esse é um dos melhores caminhos que você pode tomar para que sua empresa cresça. Tenha como cultura o planejamento do marketing e vendas como um só.

Smarketing: como Alinhar Marketing e Vendas

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Raul Leal - Agência Gênia
Raul LealDesenvolvedor de Negócios

Analista de sistemas por formação, estudioso dos negócios por paixão. Sempre busca entender a lógica por tras das coisas, desde questões da vida, do universo e tudo mais ao funcionamento do mundo dos negócios. Fã de ciência e filosofia, não dispensa um bom papo regrado a muitas teorias.

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