Branding

10 Dicas Para Tornar Sua Imagem Mais Profissional

20 de Janeiro de 2016- Por Áleffe Andrade - Diretor de Arte10 Dicas Para Tornar Sua Imagem Mais Profissional

Apenas há alguns dias estive presente na empresa de um de meus clientes e fiquei brevemente observando o comportamento dos funcionários, desde a recepcionista até uma das diretoras com qual eu tive uma reunião sobre Branding. Confesso que fiquei impressionado. Logo mais vou te contar o por quê.

Não é proposital eu ficar analisando detalhes nas pessoas, mas como venho trabalhando bastante marcas pessoais não posso deixar de notar como existe uma ligação forte entre nossa personalidade pessoal e profissional. Querendo ou não, realmente construímos aspectos necessários para que nossa imagem no mercado tenha um significado.

Vamos saber se estamos construindo e cuidando de nossa imagem e até que ponto ela precisa de uma marca para que tenha um destino melhor?

Em meu último post aqui no blog da Gênia, Como o Personal Branding Impulsiona sua Carreira, citei fatores importantes do porque é importante cuidarmos de nossa imagem pessoal. Hoje vou te dar 10 dicas de como fazer isso melhor e te mostrar o ponto necessário de transformar um simples logo em uma marca profissional na sua vida, para que você tenha ao menos um cartão de visitas que vale a pena ser guardado.

Repare o tempo todo no decorrer de minhas dicas que, uma marca pessoal abrange os mesmos conceitos que a imagem de uma mega empresa no mercado. Gostaria que você fizesse uma associação com sua imagem “no geral” sobre o seu “eu” e uma empresa que você goste muito. Pode ser aquela que fabrica aquele produto que você adora. O comportamento pessoal não muda independente do ambiente abordado.

Se você quer chegar à frente de seus objetivos pessoais e profissionais, você precisa estabelecer uma “marca profissional” online e offline que enfatiza seus pontos fortes e apóia seus objetivos.

Pense com carinho nas 10 dicas a seguir que vão impulsionar sua imagem profissional dentro e fora do local de trabalho, para ajudá-lo a alcançar seus objetivos de carreira a longo prazo.

1. Limpe sua presença online!

Existe uma linha imaginária que atende todos os objetivos. A presença online de “boa imagem”, que chamamos de “well-branded”, é tão importante para um profissional como é para um candidato ativo a vaga de emprego orientado a carreira. Pesquise seu nome no Google e analise a primeira página de resultados. Há alguma coisa que enfraqueça seu nome? Tome medidas para melhorar estes resultados e reforme sua presença online. 

2. Saiba escolher seu lugar. 

Se você está participando de um evento ou reunião com muitas pessoas, chegue cedo e pegue um lugar na mesa para que você não acabe em uma cadeira na periferia da sala. Desta forma, será mais fácil participar da conversa e dar sua opinião. Se você tem algo a contribuir para a discussão, fale - não espere por uma abertura para aparecer. Você pode estar perdendo sua oportunidade. 

3. Nunca pare de aprender.

A melhor maneira de manter uma carreira longa e próspera é nunca parar de aprender. Procure oportunidades de desenvolvimento profissional por meio de webcasts relevantes, meetups, e outras associações da sociedade. Prove de forma legal que você é um recurso valioso para seus amigos ou para o seu empregador. Aprenda a compartilhar seus conhecimentos com os membros de sua equipe. É mais legal ser um sabichão que interage com os que estão ao seu redor do que aquele que parece apenas cantar de galo ou que cai de paraquedas em uma conversa. 

4. Use o seu primeiro e último nome.

Quantas pessoas você conhece que se chamam Paula ou Lucas? Se você estiver em rede durante o seu tempo livre ou conhecer novos colegas em seu escritório, é melhor se apresentar para os outros usando seu nome completo. Você não vai soar só mais profissional, mas é provável que você seja mais memorável. Deixe o primeiro nome apenas para os mais íntimos. É nesse ponto que você começa a demonstrar visualmente um “logo” em sua vida. O seu nome faz parte da sua marca. Se você já é considerado um profissional de carreira, é bastante interessante nessa etapa a introdução de um visual gráfico mais moderno. Aquelas assinaturas que muitos não perdem tempo lendo, e que só servem para aumentar o tamanho dos e-mails, é dispensável. Procure construir uma identidade certa para o seu negócio.

5. Envolva-se.

Se até agora você não tomou vantagem em alguma atividade extracurricular dentro da empresa que trabalha ou junto de seus amigos, agora é sua chance. Se é o churrasco da empresa, a liga de futebol ou um fim de semana dedicado a alguma interação entre os amigos, encontre algo que lhe interessa e entre. Ou melhor ainda, inicie o seu próprio programa de responsabilidade social, mesmo sendo corporativo. É uma ótima maneira informal de estabelecer sua marca na organização e de criar uma rede de amigos e colegas de outras partes da empresa. Eu não vejo sucesso nas marcas que não abrem espaço para algum tipo de comunicação. Aqui é uma ótima oportunidade para você fazer propaganda da sua marca. 

6. Recrute seu mentor.

Um mentor pode moldar suas habilidades profissionais, ensinar-lhe os prós e contras de sua imagem, ajudá-lo a navegar política corporativa, superar a adversidade, e apresentá-lo para as pessoas e os recursos certos para avançar em sua carreira. Se você se envolver com seus grupos de redes pertinentes, será mais fácil identificar a pessoa certa para se tornar seu mentor. Se o seu problema for uma demora em crescer a sua marca profissional, não pense duas vezes em contratar um especialista em Branding para te dar um norte. É mais fácil navegar no oceano quando se tem as coordenadas para o caminho certo. 

7. Transpire confiança.

A maioria dos executivos concordam que a confiança é essencial para ser um bom líder e um forte negociador. Você tem que exalar auto-confiança. Tenha isso em mente quando você está assumindo um novo projeto ou dando uma grande apresentação para um cliente importante. Existem também especialistas de preços acessíveis, que podem te ajudar com um planejamento para que a sua imagem transmita a confiança necessária em seu círculo de networking. Seja ela verbal ou até mesmo visual. Não deixe tudo falhar, é sua marca que está em jogo. Se você não apresenta um cartão de visitas ao menos confiável, tenha certeza de que o dinheiro gasto com ele foi totalmente em vão. Ninguém arrisca sua vida em uma bóia furada quando não se sabe nadar.

8. Pare de se desculpar o tempo todo.

Você tem uma tendência a se desculpar no local de trabalho ou durante seus negócios, mesmo quando não faz nada de errado? Enquanto você pode pensar que está apenas sendo educado, está realmente prejudicando a sua imagem. Pense nisso: Se você está se desculpando o tempo todo, está dizendo a seu chefe ou a seu oponente que você comete vários pequenos erros. Existe uma pesquisa que mostra que as pessoas muitas das vezes interpretam esse comportamento como um sinal de fraqueza ou falta de convicção. Se você está fechando um negócio, não se desculpe por pequenas falhas. 

9. Promova sua imagem.

Se você quiser chegar à frente, você não só tem que entregar resultados acima das expectativas - você tem que ser reconhecido por suas realizações. Se você estiver trabalhando em um projeto que está indo bem, não tenha medo de compartilhar seu entusiasmo com sua equipe ou seu chefe. No final do projeto, compartilhe os resultados - especialmente se eles forem bons. Sua imagem não pode ser promovida se ninguém está ciente de sua grande obra. Marcas que demonstram grandes desafios só tem valores para atribuir ao seu sucesso. 

10. Crie um portfólio de resultados.

Documente suas principais contribuições e realizações, será mais fácil demonstrar que você está sempre preparado para discutir o valor que você traz para a organização. Isto é especialmente útil quando você está atualizando seus perfis profissionais, sentando-se para sua revisão anual ou se preparando para pedir um aumento ou promoção com o seu chefe. Lembre-se que você pode não estar presente em todos os momentos para demonstrar o valor da sua imagem. Por isso construa um portfólio, é a melhor forma de catalogar todos os benefícios e benfeitorias que sua marca causou há alguém.

Conclusão

Agora que você tomou conhecimento dessas dicas, você já pode perceber o que eu estava observando nos funcionários da empresa de meu cliente. Fiquei muito feliz em ver que a postura da empresa é positiva. Claro que não podemos obter respostas de tudo assim tão rápido. Mas qualquer pessoa de fora que não esteja envolvida em um certo ambiente, ao se deparar com uma organização, vai criar e formular opiniões sobre como pensam e agem, ou seja, formular uma imagem única sobre o seu “eu”.

Vou falar resumidamente todas as dicas para que você entenda de uma só vez. Uma marca não é feita apenas de um logo, mas sim da criação de uma poderosa imagem visual. 10 dicas para transformar sua imagem mais profissional não serão o suficiente para que seu logo tenha uma imagem duradoura! Logo é apenas uma representação gráfica. Como disse Philip Kotler: “...A frugalidade em geral pode ser uma virtude, mas economizar no design da marca de uma empresa é algo que realmente não compensa. Se um logo não consegue comunicar e expressar o que a companhia representa, ele não passa de uma oportunidade jogada no lixo”. Então gostaria que você tomasse esses conselhos para que sua imagem se torne mais profissional, sendo ela apenas pessoal ou em um ambiente corporativo.

Procure a pessoa certa para explorar com êxito o seu mercado profissional e também social. Como já disse anteriormente, aqui na Gênia, além de trabalharmos marcas para empresas, também trabalhamos marcas pessoais.

Vamos construir juntos todos os aspectos necessários para que sua imagem seja boa no mercado e para que lhe traga grandes resultados.

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Áleffe Andrade - Agência Gênia
Áleffe AndradeDiretor de Arte

Formado em Design Gráfico com foco em Gestão de Marcas e Design de Produto/ Aspirado por design e música/ Acredita que pra mudar a realidade deve-se jogar a lógica fora/ Apoia o fato de que dormir é para os fracos/ Tem como desenho favorito Os Simpsons/ Gosta de ler vários livros ao mesmo tempo/ Trabalha com eventos em altas horas/ Em casa aprecia a culinária diferente que a esposa faz/ Aos finais de semana toca na maior orquestra sinfônica do mundo.

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